Pesquisar este blog

17 de junho de 2011

PATCHWORK NO ISOPOR COM RELEVO!!


Oi, pessoal!!!

Maria Cecília De Marchi, uma amiga e participante de nossa comunidade de artesanato no orkut, apareceu por lá com uma idéia genial: o Patchwork no Isopor (ou Patchwork Embutido, Na Madeira) COM RELEVO! O resultado da idéia encantou a todas nós participantes da comunidade e Maria Cecília fez um pap fotográfico ensinando como ela faz esse trabalho e, gentilmente, cedeu esse pap para ser publicado aqui no blog. Valeu, Maria Cecília! O pessoal aqui, com certeza, vai curtir a sua idéia!

O resultado visual da técnica é pra lá de interessante! Parece que a peça ganha mais vida, mais corpo. Muito interessante para ser usada em quadrinhos, mas nada impede que seja usada em caixas, como normalmente o é. O resultado é delicado como é delicada a própria técnica. Foi aplaudido de pé lá na comunidade e já tem gente fazendo!

Sem maiores delongas, vamos ao pap!! Basta clicar nas fotos para ver maior, ok?

PASSO 1: Iniciamos uma discussão (no bom sentido - rs) sobre a necessidade do recorte de mdf. Honestamente falando, não há mesmo a necessidade desse recorte pronto. Você mesma pode copiar o contorno da figura que quiser usar e recortar usando um estilete fino com lâmina bem afiada. Que material usar? Pensamos no próprio isopor pluma! Ele é bem firme. Caso acredite que haja a necessidade de algo mais firme por detrás, poderá utilizar um papel cartão grosso, firme. Pessoalmente, acredito que o isopor pluma é mais do que suficiente, principalmente porque será colado sobre a peça, então, não irá ficar exposto a qualquer acidente.

PASSO 2
Caso esteja usando o próprio isopor pluma como molde do contorno, é só pular esse passo e partir para o seguinte.

PASSO 3
Para quem estiver utilizando o isopor pluma, sem o recorte de mdf ou cartão grosso por detrás, especial cuidado ao virar o tecido nas laterais! Sem qualquer suporte essas laterais poderão ficar meio frágeis ao serem manipuladas. Faça tudo com calma, paciência e muita atenção, ok?

PASSO 4 - É ASSIM QUE VAI FICAR O TRABALHO NO VERSO:
Sem o recorte de mdf, é igual! Basta cortar o tecido com sobras e colar na parte detrás do trabalho. Dá uma secada com secador para agilizar a secagem e poder continuar a trabalhar.

PASSO 5
OUTRO EXEMPLO:
A cola utilizada é sempre a CASCOREZ RÓTULO AZUL, em todas as fases do processo.

Agora, basta passar cola no verso do trabalho todo e aplicar no quadrinho ou caixa já preparada anteriormente. Bastante fácil, não é mesmo? E o resultado é muito lindo!


Não sabe como fazer o trabalho básico do Patchwor no Isopor? Aqui mesmo no blog tem 10 vídeos que fiz ensinando tooodo o passo a passo. Estão no alto da lista de matérias do blog (A1, A2, etc). Veja os vídeos e aprenda a fazer essa técnica que vem encantando já a tanto tempo.

Precisa de riscos, idéias, para fazer esse trabalho? Aqui no blog tem várias. Clique nos links a seguir e veja nossas sugestões!

IMAGENS PARA DECOUPAGE INFATIL, PATCHWOR EMBUTIDO E PATCHCOLAGEM:

RISCOS PARA O PATCH EMBUTIDO

PATCHWORK SUR CARTON MOUSSE - É uma outra técnica de patch no isopor, mas as figuras podem ser trabalhadas na técnica como a conhecemos - basta adicionar um fundo.


Bem, meninas e meninos, espero que tenham gostado da nossa sugestão da semana!

Beijo enorme e fiquem com Deus.

Lu Heringer :)

.


CURSOS E MATERIAL PARA LATONAGEM:


Visite o meu NOVO SITE!
www.casadalatonagem.com

Pode parcelar suas comprar em até 12 vezes! Utilizar cartão de crédito, boleto, transferência, etc. Tudo para facilitar o acesso dos interessados em aprender essa maravilhosa arte.















.