Pesquisar este blog

20 de abril de 2011

BORDADO RICHELIEU NO MDF - LINDO!

Oi, pessoal!!


Hoje trago uma matéria que fez muuito sucesso na época do seu lançamento: O RICHELIEU NO MDF. Como explico no vídeo, richelieu é um tipo de bordado recortado, vazado, que dá um efeito maravilhoso. Com a ajuda da Lane Paes, minha querida amiga, desenvolvi esse sistema de imitar o richelieu em caixa de mdf ou madeira.

ATENÇÃO: Na primeira parte do vídeo faço uma verdadeira maratona para passar o risco para caixa - kkkkkkk!! Gente, é que na época em que gravei o vídeo, não existia ainda o CARBONO BRANCO PARA TECIDOS - ou se existia eu não sabia disso - rs.

Então, PARA PASSAR O RISCO, BASTA USAR O CARBONO BRANCO PARA TECIDOS E NADA MAIS! Infelizmente, não tenho como editar o vídeo novamente, então, pula essa parte!! hehe!!

Vamos aos vídeos e à técnica em si:





Fica muito lindo, né não?

SOBRE A COR DA CAIXA: Não precisa ser, necessariamente preta. Pode ser azul marinho, marrom, com a pátina madeira antiga (link de como fazer clique aqui!) ou qualquer outra cor sóbria. Nesse caso, busca-se o contraste entre a dimensional + pintura + cor da caixa.

SOBRE A COR DA DIMENSIONAL: Tanto pode ser contrastante (branco sobre o preto, por exemplo) ou usar a mesma cor na caixa e no desenho do richelieu, porque no bordado existe isso, também. No caso, usam-se cores claras. Por exemplo, caixa azul clara, dimensional azul claro e tinta duco azul claro. Se for usar o branco para pintar, dê preferência à dimensional PEROLADA - fica melhor do que tudo branco porque dá contraste entre os dois (traços e pintura).

SOBRE A TINTA DUCO: É uma tinta automotiva. Na minha opinião é a que dá o melhor resultado por ter um brilho acetinado e por ser autonivelante, ou seja, fica lisinha, sem áreas mais altas e baixas, além de não manchar. Você encontra essa tinta em vária cores na Casa de Velas Santa Rita (São Paulo - SP) que fica logo na saída do metrô Liberdade, na Av. Liberdade. Se quiser, pode tentar usar outra tinta, mas aí não garanto um resultado bom.

RISCOS PARA RICHELIEU: Temos vários deles aqui mesmo no blog.
Clique aqui para vê-los!

Espero que tenham gostado e qualquer coisa estou à disposição para tirar dúvida, combinado?

Beijo carinhoso e fiquem com Deus!

Lu Heringer :)

www.casadalatonagem.com